Scroll To Top
filmes do homem

Kino Meeting

Encontro sobre literacia para o cinema

O cinema é uma ferramenta importante que nos abre uma porta para vermos o nosso mundo e para compreendermos melhor o mundo dos outros, real e imaginado. Enquanto instituições de Cinema com interesse na educação para as imagens entendemos que é nossa missão preparar os mais jovens para ver cinema criticamente, para pensarem as imagens, aprenderem com elas e usá-las proficuamente.

O 2º Kino Meeting: encontro internacional de literacia de cinema reúne pelo segundo ano consecutivo no festival internacional de documentário de Melgaço – Filmes do Homem – instituições educativas de cinema, oriundas de Portugal e de outros países Europa, durante os dias 2 e 3 de Agosto. O encontro pretende ser um espaço de partilha de experiências e de reflexão sobre a importância da literacia visual das imagens em movimento. Pretende-se também fomentar o debate, troca de ideias e pensar formas de trabalhar os temas do festival – identidade, fronteira, memória – no âmbito dos serviços educativos das instituições participantes.

O encontro conta com a participação ativa de serviços educativos das seguintes instituições: Deutsche Kinemathek (Alemanha), Filmoteca de Catalunya (Espanha), AO NORTE (Portugal), Mucho Más que Cine (Espanha), Kinodvor (Eslovénia), Cinanima (Portugal), Cineclube de Faro (Portugal), Cineclube de Viseu (Portugal) e Casa Museu de Vilar (Portugal).

Durante o segundo dia do encontro (3 de Agosto) será promovido um workshop de cinema de animação com o realizador e animador Abi Feijó, destinado a entidades e profissionais de serviços educativos e professores com interesse na dinamização de atividades de cinema com os seus alunos.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.

Programa

02 Agosto . Quinta-Feira

Hora Atividade Local
10h00 Apresentações e notas introdutórias Solar do Alvarinho
Serviços educativos: dois países, duas práticas
10h15 Carmen Buro - Mucho Más que Cine (Espanha) Solar do Alvarinho
10h45 Petra Slatinšek - Kinodvor (Eslovénia) Solar do Alvarinho
11h30 Intervalo -
11h30 Forum: “Como tranformar a memória em projetos educativos de cinema?” Participantes: Deutsche Kinemathek, Filmoteca de Catalunya , AO NORTE, Mucho Más que Cine, Kinodvor, Cinanima, Cineclube de Faro, Cineclube de Viseu, Casa Museu de Vilar. Solar do Alvarinho
12h30 Almoço -
Identidade e Memória – cinema enquanto ferramenta de literacia
14h30 Noemí Sas Castilleja - Filmoteca de Catalunya (Espanha) Solar do Alvarinho
15h00 Rui Esperança - AO NORTE (Portugal) Solar do Alvarinho
15h30 Jurek Sehrt - Deutsche Kinemathek, Berlin (Alemanha) Solar do Alvarinho
16h00 Abi Feijó - Casa Museu de Vilar (Portugal) Solar do Alvarinho
16h30 Discussão de ideias para o futuro Solar do Alvarinho

03 Agosto . Sexta-Feira

Hora Atividade Local
09h30
14h00
Workshop A Luz no Multiplano

O reputado e multi-premiado realizador/animador Abi Feijó pretende sensibilizar os participantes deste workshop para o potencial de técnicas de iluminação para a criação de ambientes em filmes de animação. Utilizando câmaras de multiplano e um kit de iluminação muito simples de 3 ou 4 lâmpadas (Ikea), Abi Feijó vai demonstrar como criar um cenário e iluminá-lo. O realizador vai também desafiar os participantes a criar uma imagem (cutout, objeto tridimensional ou collage), iluminá-la e animar a imagem.

Solar do Alvarinho